domingo, 29 de março de 2020

NÃO ESPEREM PELO EDITAL


7 motivos para não esperar o edital

Começar a estudar antes de o edital ser publicado é fundamental para garantir a aprovação em concursos públicos
Se você é daquelas pessoas que fica na dúvida sobre qual é o momento certo para começar a estudar para concursos públicos, este artigo é para você. Iniciar os estudos antes do edital ser publicado é o pontapé inicial para garantir a aprovação. No artigo de hoje, listamos 7 motivos para você não esperar a publicação do edital. Confira:
1- Sair na frente dos concorrentes
É certo que maioria dos candidatos espera o edital sair para iniciar os estudos. Alguns, por medo de estudar alguma disciplina que não vai cair na prova; outros, por falta de experiência em concursos públicos. No entanto, concurseiros experientes sabem a importância de aproveitar o tempo. Assim que o concurso é autorizado, você já deve começar a se preparar. Quem estuda antes da publicação do edital sai na frente dos concorrentes, ganhando mais tranquilidade para realizar a prova.

2 – Você pode estudar a partir do edital anterior
Normalmente, os órgãos públicos mantêm um padrão para a realização do concurso. Se você estudar a partir do edital da última prova, o mais provável é que sejam feitas apenas algumas mudanças para a que ainda vai acontecer. Você também pode estudar resolvendo as provas anteriores e, assim, ganhando conhecimento sobre como a prova é aplicada. Claro, é importante lembrar que podem haver mudanças como o órgão mudar a banca que realizará o concurso ou alguns métodos e etapas de seleção serem modificados.
3- Mais tempo para estudar
Na maioria dos casos, a publicação do edital é feita poucos meses antes da realização da prova e, nesse período, é impossível se dedicar a todo o conteúdo exigido com afinco. Então, se você iniciar seus estudos antes, você terá mais tempo para se preparar do que a maioria dos candidatos. Se você estudar a partir do edital da prova anterior, quando sair o edital do seu concurso, você já terá visto a maioria das matérias exigidas pelo certame.

4 –  Disponibilidade para criar uma rotina
Você terá tempo para se organizar e criar uma rotina. Faça uma lista com os principais conteúdos que você precisa estudar e crie um cronograma de estudos. Assim que o edital sair, você saberá quais disciplinas merecem mais atenção, quais não precisam ser vistas e quais precisam apenas de uma revisão. Dessa forma, você não perderá tempo com o que não é necessário para a realização da sua prova.
5 – Tempo para identificar suas dificuldades
Como já está estudando há algum tempo, você terá mais facilidade para perceber quais são as suas dificuldades. Quando o edital for publicado, você saberá quais obstáculos precisam ser superados no momento e poderá priorizá-los. O tempo é o principal elemento que você ganha ao estudar antes de sair o edital. Então, aproveite para tirar suas dúvidas com antecedência e focar nos conteúdos mais complexos para você.
6 – Tempo para revisar as matérias
A ideia é aproveitar e organizar seu tempo. Se você já estava estudando, poderá focar na revisão de todo conteúdo que já viu quando o edital sair e dedicar mais tempo para alguma disciplina que talvez não tenha visto. Você deve priorizar as disciplinas mais importantes para o concurso e aquelas em que você possui mais dificuldade. Fazer a revisão com calma deixará você mais seguro e tranquilo na hora de realizar a prova.   
7-  Procurar um curso preparatório de qualidade
Estudar com alguém que entende do assunto é muito melhor do que estudar sozinho. Ter uma pessoa para orientar os estudos ajudará você a compreender qual caminho deve seguir.


NOVO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL

NOVO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil, instituição da qual faço parte e muito me orgulha, abriu nesta quinta-feira (24) um concurso com 4.480 vagas para todos os estados, sendo para Rio Grande do Sul 154 vagas imediatas e 165 no Cadastro de Reserva.

Uma ótima oportunidade para aqueles que estão estudando e buscando uma oportunidade de trabalho.

Não é uma jornada fácil, mas o esforço compensa. As vagas existem e a instituição está precisando.

Para quem estiver disposto a encarar o desafio e se preparar tem bastante material gratuito no meu blog.

Segue o link do edital completo; https://www.cesgranrio.org.br/pdf/bb0121/bb0121_edital.pdf

Fiz um resumo das questões que considero mais relevantes no edital.

As inscrições para o novo concurso Banco do Brasil deverão ser feitas entre os dias 24 de junho e 28 de julho de 2021, apenas via internet, pelo site da Fundação CESGRANRIO (banca organizadora).

Aplicação das provas objetivas e de Redação. 26/09/2021

Além de preencher o formulário online, é necessário efetuar o pagamento de boleto no valor único de R$ 38,00 para todos os inscritos.

Interessados em participar do concurso BB precisam ter nível médio completo para pleitear o cargo de Escriturário.

Os contratados irão receber remuneração inicial de R$ 3.022,37 por mês para jornadas de 30 horas semanais de trabalho.

Também são previstos benefícios como vale-transporte, ajuda-alimentação ou refeição, auxílio-creche, entre outros.

- As provas objetivas e de Redação terão a duração de 5 (cinco) horas.

AGENTE COMERCIAL (Escriturário)

- A seleção será feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de caracteres eliminatório e classificatório, e de prova de Redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório.

- 1ª Etapa - Constituída de provas objetivas (70 questões de múltipla escolha), sendo (25 questões) de Conhecimentos Básicos e (45 questões) de Conhecimentos Específicos, de caracteres eliminatório e classificatório, totalizando 100,0 pontos. Cada questão apresentará cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma única resposta correta.

- A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 32,5 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15,0 pontos;

b) Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;

c) Matemática: 5 questões com valor de 1,5 pontos cada, subtotalizando 7,5 pontos;

d) Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

- A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 67,5 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

a) Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;

b) Conhecimentos Bancários: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15 pontos;

c) Conhecimentos de Informática: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos;

d) Vendas e Negociação: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos;

IMPORTANTE FICAR ATENTO:

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Específicos.

Será eliminado, ainda, o(a) candidato(a) que obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.

- Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos na prova de Redação.